RESENHA DE GESTÃO
Instituto de Psicologia
Curso: Serviço Social
Disciplina: Gestão em Serviço Social
Docente: Alessivânia Mota
Discente: Miris Silva
RESENHA DO TEXTO
TENÓRIO, Fernando Guilherme. (Re)visitando o conceito de Gestão Social. Editora Unijuí, ano 3, n.5 jan/jun,2005.
O autor inicia o texto propondo um “revisitar” do conceito de gestão social, ou seja, trazê-lo novamente para o debate, porém com novas perspectivas. Conceito este que já havia sido trazido em 1990 e que ocasionou o repensar do entendimento de gestão pública a uma compreensão de Administração pública “apenas como um instrumento de regulação do mercado” (p.10). O autor critica este conceito de gestão, e partindo de uma linha de pesquisa desenvolvida na Escola Brasileira de administração Pública e de Empresas- Ebape, aborda neste texto a gestão social como um processo gerencial e participativo, onde as decisões são compartilhadas por todos os seus integrantes e o foco é o diálogo.
E traz ainda que neste processo onde a sociedade e o trabalho são atores principais do elenco, a solidariedade precisa ser o determinante da gestão social e a concordância e a inclusão do outro devem ser priorizadas, assim como, a prevalência do coletivo sobre o individual.
Para o autor, a compreensão de gestão social passa pelo entendimento de que possa haver políticas públicas que perpasse de maneira democrática as categorias sociedade-estado, sociedade-mercado e trabalho-capital, pois assim o conceito de cidadania deliberativa estará sendo realmente colocado em prática. Para ele, entender gestão social significa compreender conceitos que norteiam este tipo de gestão como por exemplo a cidadania deliberativa, que legitima este fazer através de decisões que são baseadas em discussões plurais orientadas para a inclusão e participação igualitária.