Primeiras civilizações
Primeiros Agricultores:
“Entre o final da Idade do Gelo,por volta de 10 mil anos a.C., e o surgimento da primeira civilização no Oriente Próximo, ocorriam profundas alterações na vida dos povos. Inicialmente, pequenos grupos de caçadores e coletores, vagueavam em busca de plantas e animais para se alimentar. Contudo, no espaço de alguns milhares de anos, com a introdução da agricultura, emergia um mundo muito diferente de aldeias e cidades. A agricultura alterou radicalmente a sociedade, criando não só uma forma de vida sedentária, mas também condições para se desenvolvessem novas tecnologias, como a cerâmica e a metalurgia. Em suma, proporcionou a base econômica para a civilização.”
OLIPHANT, Margaret. O mundo antigo. Lisboa/São Paulo : Verbo, 1992. p. 12
Como podemos definir uma civilização? Quais as causas que contribuíram para seu aparecimento? E por que certas civilizações alcançaram um grau de evolução técnica muito superior a outras?
“Podemos afirmar que a civilização é um estágio no desenvolvimento histórico humano em que a escrita é utilizada em grau considerável; em que se obteve algum progresso nas artes e nas ciências; e em que as instituições políticas, sociais e econômicas se desenvolveram suficientemente para resolver pelo menos alguns dos problemas de ordem, segurança e eficiência...”
BURNS, Edward Mcnall ET al. Obra. Cit. São Paulo : Globo, 1996. Capitulo 1. v. 1. p 14.
Entre as várias hipóteses levantadas pelos historiadores e outros estudiosos, em relação às causas do aparecimento das primeiras civilizações, os fatores de ordem geográfica parecem prevalecer sobre os demais. Importantes civilizações surgiram ao longo de grandes rios: Eufrates e Tigre (Mesopotâmia), Rio Nilo (Egito), Rio Amarelo (China) e Rio Indo (Índia), e outros.
Mesopotâmia
Mesopotâmia, palavra grega que significa “terra entre rios”, corresponde geograficamente ao atual Estado do Iraque. Segundo muitos historiadores,