Açúcar Mascavo
O VOCÁBULO
COMPOSIÇÃO
CAMPO
CORTE
TRANSPORTE
RECEPÇÃO DE CANAS
PREPARAÇÃO DA MOAGEM
MOAGEM
TERNOS DE MOENDAS
MÁQUINAS DE MOENDAS
ENGRENAGENS REDUTORAS
CALDO
DECANTADOR
FILTRAGEM A VÁCUO OU FILTRO PRENSA
EVAPORAÇÃO
COZINHAMENTO
TURBINAGEM
SECADOR
ENSACAMENTO
DESTILARIA DE ÁLCOOL E AGUARDENTE
A HISTÓRIA DO ÁLCOOL E AGUARDENTE
DILUIDORES
DORNAS
CENTRIFUGAÇÃO DO MOSTO
COLUNAS DE DESTILAÇÃO
Açúcar Mascavo
O VOCÁBULO
Açúcar vem de várias origens. Do Latim: SACCHARUM, do Grego: SAKKHAROR, do Árabe: AL-SUKKAR.
O açúcar pode ser obtido de vários vegetais. Sendo mais conhecido o da beterraba e entre nós, o da cana-de-açúcar, descendente da espécie “SACCHARUM OFICINARUM” que já vinha de um cruzamento da “SACCHARUM BARBERIE” com algum tipo de cana nativo de alguma ilha do Pacífico Sul.
Emigrou para a Índia, Pérsia e depois foi levada pelos árabes para o mediterrâneo, onde logo se impusera, como uma cultura altamente rendosa, em todo mundo árabe.
O açúcar é originário da Ásia, chegou a Europa, trazido pelos árabes, no século X, para a ilha de Chipre e para a Sicília.
No século XV, já estava bastante difundido, tendo emigrado para a ilha da Madeira, Açores e de lá para o novo mundo, inclusive para o Brasil, que se tornara na época o principal fornecedor da Europa, juntamente com a Sicília e a Síria. O Brasil foi um dos primeiros países a cultivar a cana-de-açúcar extensivamente nas Américas, pois desde 1526 os primeiros colonizadores plantaram as primeiras mudas de cana-de-açúcar em terras brasileiras. Chegamos a receber dos holandeses, a alcunha de “SUYCKERLAND” desde o século XVII, em virtude de o açúcar ter forjado a civilização brasileira. E em assim sendo, é natural que nossos técnicos estejam familiarizados com o que está sendo realizado com a cana-de-açúcar. Atualmente no Brasil, se cultiva a cana-de-açúcar, no litoral e no interior. Inclusive em regiões consideradas antes impraticáveis do cultivo da