Ação Sonegados
..xx.. (nome completo), ..xx.. (nacionalidade), ..xx.. (estado civil), ..xx.. (profissão), portador da cédula de identidade RG nº ..xx... e inscrito no CPF/MF sob nº ..xx.., residente e domiciliado na..xx.. (endereço completo: rua [av.], nº, complemento, bairro, cidade, CEP, UF), por seu Advogado e bastante procurador ao final assinado, conforme instrumento de mandato em anexo (doc. ..xx..), com escritório profissional na cidade de ..xx.., na ..xx.. (endereço completo: rua [av.], nº, complemento, bairro, CEP, UF), onde recebe correspondências e intimações para os atos processuais, vem, respeitosamente, à honrosa presença de Vossa Excelência, com fulcro no art. 1.992 e seguintes do Código Civil, promover a presente
AÇÃO DE SONEGADOS em face de ..xx.. (nome completo), ..xx.. (nacionalidade), ..xx.. (estado civil), ..xx.. (profissão), portador da cédula de identidade RG nº ..xx.. e inscrito no CPF/MF sob nº ..xx.., residente e domiciliado na cidade de ..xx.., à ..xx.. (endereço completo: rua [av.], nº, complemento, bairro, CEP, UF), pelas razões de fato e de direito que passa a expor.
I - DOS FATOS
O Requerido é inventariante dos bens deixados pelo falecimento de ..xx.. (nome completo), conforme termo assinado nos autos do processo nº ..xx.., em trâmite perante a MM. ..xx.. Vara..xx.. (família ou cível) deste E. Foro.
Dolosamente o inventariante ocultou bens da herança, tanto que não descreveu corretamente todos os bens do de cujus ao prestar as primeiras declarações nem as finais.
Como se demonstrará não foram descritos os seguintes bens:
..xx.. (descrever os bens com suas características e forma de aquisição).
II - DO DIREITO
O Código Civil prevê no art. 1.992 o que corresponde à sonegação de bens e concomitantemente, o art. 1.996 dispõe quem poderá fazer tal argüição e em que momento processual.
De modo que, legitimamente figura no pólo ativo dessa demanda