AÇÃO DE RECONHECIMENTO E DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL para PARTILHA em igual parte de BEM
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ... VARA DE FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA CAPITAL.
JOANA GOES, brasileira, solteira, bancária, portadora da Cédula de identidade RG n. (número) e inscrita no Cadastro das Pessoas Físicas sob o n. (número), residente e domiciliada nesta Capital, à Rua (endereço), vem, por seu advogado, com escritório nesta cidade, na Rua (endereço), local onde receberá intimações, à presença de Vossa Excelência, propor
AÇÃO DE RECONHECIMENTO E DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL, PELO RITO ORDINÁRIO
em face de PEDRO COELHO, brasileiro, separado judicialmente, advogado, portador da Cédula de Identidade RG (número) e inscrito no Cadastro das Pessoas Físicas sob o número (número), residente e domiciliado nesta Capital, na Rua (endereço), tendo em conta os motivos de fato e de direito que seguem:
I - DOS FATOS
A autora conheceu o réu em janeiro do ano de 1995, e após quatro meses de namoro ambos passaram a manter uma relação pública de convivência, servindo de lar para o casal o imóvel habitado anteriormente por Joana.
A convivência não gerou filhos, mas compartilhavam o mesmo teto, o mesmo e único orçamento familiar. Havia respeito e consideração mútua, assistência moral e material recíproca, embora Pedro pernoitasse em companhia de Joana somente às quartas-feiras, sábados e domingos.
Após os quatro meses de namoro, Pedro passou a colaborar financeiramente com as despesas anteriormente suportadas por Joana, quais sejam: aluguel, condomínio, conta telefônica, alimentação e empregada doméstica. Joana, por sua vez, passou a cuidar de um lar, das roupas de seu companheiro, alterou o cardápio das refeições, assumiu o controle da agenda social e do orçamento doméstico, tanto que iniciou uma poupança, visando obter uma reserva financeira para fazer frente a qualquer eventualidade, poupança esta que somou a quantia de