acne
Trabalho elaborado com base nas pesquisas realizadas sobre as afecções de pele estudada através da fisiopatologia. Umas de suas doenças é a Acne, é uma doença multifatorial, inflamação crônica que acomete em sua maior parte a população adolescente do sexo masculino, tendo inicio na puberdade.
DESENVOLVIMENTO
Acne é uma doença de pele caracterizada pelo aumento de secreção de sebo pelas glândulas Sebáceas, em conjunto com o acúmulo de células mortas no orifício do folículo pilos sebáceo, obstruindo o poro da pele, isto impede a saída do sebo pelo orifício. O acumulo de sebo libera algumas substancias que irritam a pele, causando inflamação, e é um meio propício para as bactérias se desenvolverem notadamente, a Propionibacterium acnes. Exemplo de acne pápulo-pustulosa
Os principais fatores que predispõem a doença são a alterações hormonais relacionadas à menstruação, a gravidez, pílulas anticoncepcionais ou estresse, produtos oleosos, cosméticos para os cabelos, determinados medicamentos (esteroides, testosterona, estrógeno e fenitoína), Níveis altos de umidade e suor e o fator hereditário. Apesar da crença popular de que chocolate, frutas secas e alimentos gordurosos causem acne, a pesquisa realizada ate hoje não confirmam isso. No entanto, dietas ricas em açúcar podem estar relacionadas á acne.
O exemplo abordado do caso clinico do paciente M.S.V, vinte anos, sexo masculino, o mecanismo fisiopatológico desse quadro são:
- Queratinização folicular aumentada.
- Produção