ACNE
ISBN 978-85-8084-055-1
ACNE DIFERENTES TIPOLOGIAS E FORMAS DE TRATAMENTO
Ana Paula Serra de Araújo1; Daniela Cardoso Delgado2; Regiane Marçal3
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a acne, destacando a sua tipologia e as suas diferentes formas de tratamento clínico. A literatura pesquisada evidenciou que a acne é uma doença dermatológica que atinge as unidades pilossebáceas de algumas áreas do corpo, bastante frequente entre os adolescentes (80%), classificada de acordo com o seu grau de acometimento, em leve, moderada e grave e tipologicamente, em acne vulgar, hiperandrogênica, iatrogênica, cosmética, da mulher adulta entre outras. Sobre o seu tratamento a literatura evidenciou que ele pode ser baseado em medidas profiláticas e de higiene, medicamentoso (uso de antibióticos e antiinflamatórios tópicos e orais), cirúrgico, estético (limpeza de pele, peelings e laser), e alternativo
(acupuntura e fitoterapia). Ao término do estudo constatou-se que são inúmeras as possibilidades terapêuticas para o tratamento da acne, as quais são dependentes sobre tudo da tipologia da afecção e do seu grau de acometimento.
PALAVRAS-CHAVE: Acne, Pele, Dermatoses, Tratamento.
INTRODUÇÃO
A acne é uma afecção dermatológica que atinge as unidades pilossebáceas de algumas áreas do corpo, sendo bastante frequente entre os adolescentes (80%)
(MANFRINATO, 2009).
De causa etiológica multifatorial a acne é uma afecção dermatológica que provoca alterações físicas e emocionais nos indivíduos acometidos em consequencia do aspecto inestético que a pele passa apresentar em virtude da formação de comedões, papulas, cisto, nódulos e pústulas que tendem a gerar cicatrizes escavadas, deprimidas e hipertroficas na pele (LIMA, 2006; MANFRINATO, 2009).
Clinicamente a acne é classificada conforme a sua tipologia em vulgar, hiperandrogênica, iatrogênica, cosmética, escoriado, neonatal, conglobata,