rj e sp tem conurbaçao
O crescimento de uma cidade ocorre verticalmente, mediante a construção de edifícios ou horizontalmente, com a ocupação de novos espaços. A conurbação é provocada pelo crescimento horizontal, resultando no “encontro” entre os limites de uma cidade e outra.
A partir da década de 50, com o avanço da industrialização, a conurbação passou a ser algo presente em muitas metrópoles brasileiras. Isso foi ocasionado devido ao fato dos velhos centros urbanos não oferecerem a infra-estrutura necessária para a nova industrialização e a demanda por novos serviços, fazendo com que fossem buscados novos centros. Desta forma, regiões que antes eram consideradas periféricas passaram a ser consideradas centrais. A demanda por novos espaços fez com que as cidades crescessem grandemente, resultando na conurbação.
Quando duas ou mais cidades sofrem o processo de conurbação, se deparam com algumas situações particulares. Geralmente ocorre um fluxo maior de pessoas em direção aos grandes centros pela manhã, para trabalhar ou estudar, e em direção às chamadas “cidades dormitórios” no final da tarde.
Existem conurbações até mesmo entre cidades de países diferentes, como por exemplo, no caso de Santana do Livramento, no Estado do Rio Grande do Sul, e Rivera, uma cidade uruguaia.
E concerteza as duas metrópoles citadas são exemplos típicos e claros de tal