Ação da catalase
Ação da catalase
Introdução:
A catalase é uma enzima (tipo de proteína que acelera reações) produzida pelos animais, vegetais e bactérias, também pode ser chamada de hidroperoxidase. É intracelular, está ligada ao processo de decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2 = água oxigenada).
A atividade metabólica da célula produz, entre outras substâncias, o peróxido de hidrogênio que é altamente tóxico para o organismo, daí a grande importância desta enzima que o degrada em água e gás oxigênio seguindo a seguinte reação: 2 H2O2 → 2 H2O + O2, ou seja, para cada duas moléculas de água oxigenada expostas a enzima catalase temos a quebra destas com posterior formação de duas moléculas de água e uma de gás oxigênio, substâncias inócuas ao organismo
A concentração é alta no fígado de mamíferos, podendo ser detectada em humanos na sexta semana de desenvolvimento embrionário normal. No fígado, a catalase está confinada aos peroxissomos e, secundariamente, nas mitocôndrias. A catalase é produzida no retículo endoplasmático rugoso e acumulada dentro da célula em organelas denominadas de Peroxissomos. O peróxido de hidrogênio acumula-se na célula como subproduto de várias reações químicas e é degradado pela catalase.
O presente trabalho visou avaliar ação da catalase em determinados materias observando a reação de cada um em contato com a substância aplicada.
Materiais e Métodos.
O trabalho foi realizado na Instituto Federal do Pará_ Campus Castanhal, onde foram utilizados 04 tubos de ensaio, uma estante para tubos de ensaio, almofariz com pistilo, béquer pequeno, água oxigenada volume 40, uma faca de corte, água destilada, batata triturada, pedaços de carne crua e extrato de tomate.
Com a faca de corte foram triturados a batata em seguida a carne crua, e nos tubos de ensaio foram depositadas cada uma e o extrato de tomate separadamente para, posteriormente adição da água oxigenada,. Após determinado período foi possível observa ação enzimática da