Ação da catalase - Exercício
A AÇÃO DA CATALASE
É bom saber ...
A catalase é uma enzima produzida pelos animais e vegetais, portanto de ocorrência geral, que degrada o Peróxido de Hidrogênio (H2O2 – água oxigenada) em H2O e oxigênio livre. A ação dessa enzima é extremamente rápida. Uma molécula de catalase é capaz de degradar até 42 000 moléculas de peróxido de hidrogênio por segundo, dependendo da concentração do peróxido.
A catalase é largamente distribuída na natureza, estando presente em tecidos animais, vegetais e em bactérias.
A concentração é alta no fígado de mamíferos, podendo ser detectada em humanos na sexta semana de desenvolvimento embrionário normal. No fígado, a catalase está confinada aos peroxissomos e, secundariamente, nas mitocôndrias.
A catalase é produzida no retículo endoplasmático rugoso e acumulada dentro da célula em organelas denominadas de Peroxissomos. O peróxido de hidrogênio acumula-se na célula como subproduto de várias reações químicas e é degradado pela catalase.
Acatalasemia - Uma doença
A acatalasemia provoca reações de degradação do tecido humano quando da adição de água oxigenada sobre ele. Essa doença possui duas variantes genéticas bem definidas: japonesa e suíça, sendo a primeira marcada por manifestações orais em 50% dos casos e a segunda, assintomática. A variante japonesa é caracterizada geneticamente por uma mutação na porção regulatória do gene, provocando uma diminuição na atividade catalase ou diminuição na síntese da enzima. A variante suíça é marcada por uma mutação na porção estrutural do gene, levando à síntese de uma forma instável ou aberrante da enzima, sem função catalítica.
A Catalase e o Vitiligo
Pesquisas recentes têm demonstrado um defeito químico específico na qual existe baixa atividade da catalase e uma acumulação de Peróxido Hidrogenado na pele de pacientes com Vitiligo.
A deficiência de catalase resulta na acumulação de radicais livres tóxicos que danificam os melanócitos.