Extração e visualização das Moléculas de ADN do Kiwi
Extração e visualização das Moléculas de ADN do Kiwi
Introdução: O ADN (ácido desoxirribonucleico) é uma molécula orgânica com estrutura em dupla hélice que é responsável pela transmissão dos caracteres hereditários. Este contém toda a informação do ser vivo a que pertence e encontra-se no núcleo das células eucarióticas e no citoplasma das células procarióticas. Quando as células se preparam para a divisão, o ADN condensa e enrola, tornando os cromossomas (porções bem definidas de ADN) visíveis. Os cromossomas possuem milhares de segmentos de ADN que determinam as características hereditárias, os genes. A sua estrutura foi descoberta conjuntamente pelo norte-americano James Watson e pelo britânico Francis Crick. Com esta experiência pretendo extrair, visualizar e analisar as moléculas de ADN, neste caso, do kiwi.
Material:
Kiwi
10 ml de detergente da loiça
1 colher de sal
70 ml de água destilada
Almofariz
Funil
Papel de filtro
Algodão hidrófilo
Tubo de Ensaio
Álcool refrigerado
Proveta
Pipeta
Vareta
Procedimento:
1. Descascámos e cortámos o kiwi em pequenos fragmentos e colocámo-los no almofariz.
2. Deitámos o sal e o detergente num gobelé com água destilada e agitámos suavemente.
3. Colocámos a mistura obtida no almofariz e triturámos.
4. Filtrámos, sucessivamente, o produto obtido através de papel de filtro e de algodão hidrófilo, para a proveta.
5. Fizemos escorrer, lentamente, o álcool refrigerado em quantidade aproximadamente igual à do filtrado ao longo da parede e da proveta.
6. Aguardámos algum tempo e procurámos observar a formação de duas fases: uma superior, alcoólica, e outra inferior, aquosa.
Resultados:
Imagem 1
Legenda:
A – Solução aquosa
B – Solução alcoólica
C – Moléculas de ADN
Discussão/Conclusão:
Primeiro esmagámos o kiwi para que fosse mais fácil de misturar e para aumentar a área de contacto, que facilita a reação do kiwi com os