RELATORIO
1. INTRODUÇÃO
A catalase é uma enzima que está relacionada à dissipação de radicais livres dentro das células, seu mecanismo de ação se faz presente sendo um dos muitos sistemas que a célula dispõe para se livrar das espécies radicalares. Está normalmente localizada em uma organela celular de nome peroxissomo (sento também encontrada em mitocôndrias do coração de mamíferos) e uma forma de ação interessante dessa enzima se faz quando está age conjuntamente a uma outra enzima de nome, superóxido dismutase. As duas atuam convertendo o superóxido em água. Outra ação importante é a da própria catalase, agindo isoladamente na conversão de peróxido de hidrogênio em água. Por esse tipo de ação a catalase é classificada dentro do grupo dos antioxidantes primários enzimáticos. Além disso, a catalase se faz presente em todos os tecidos dos vertebrados sendo particularmente importante e com alta atividade nos eritrócitos, fígado, dentre outros e apresentando baixa atividade no cérebro.
As primeiras observações feitas sobre a catalase datam início do século XIX, mas especificamente em 1818, quando Louis Jacques Thénard, um químico francês, observou o borbulhamento de soluções de H2O2, quando as mesmas eram adicionadas a tecidos lesionados. O isolamento das catalases só se deu, entretanto, no começo do século XX.
A catalase de mamíferos é uma enzima homotetramérica, que contém uma molécula de NADPH e um grupo heme por subunidade, tendo em vista a ação da catalase, é visível que a presença dessa enzima ali traz ao individuo uma vantagem evolutiva em relação aos demais, já que as duas organelas (mitocôndrias e peroxissomos) apresentam intensa produção de H2o2.
As reações que envolvem a catalase e a superóxido dismutase são:
2 H2O2 --------------------> 2 H2O + O2 (Catalase)
O2 + O2 + 2 H+ ---------------- O2 + H2O2 (Superóxido Dismutase)
Muitos estudos sugerem ser a catalase mais efetiva em combater o