Relat Rio
Práticas Laboratoriais
Laboratório de Química Geral
Aferição de massas
Data da prática: 13/03/2015
Entrega: 20/03/2015
Março/2015
Introdução
Entre as diversas atividades executadas em um laboratório, está ato de medir. Medir vem a ser a determinação de grandezas em termos numéricos, como determinar a área de um campo, determinar a altura de um prédio. Toda e qualquer medida física possui um grau de incerteza então procura-se manter estes em níveis baixos a fim de se possa exercer confiabilidade nos resultados.
Toda e qualquer aferição ou medição feita está sujeita a algum erro seja no equipamento, seja quanto às condições local de qualquer natureza, seja também pelo operador.
Erros na aferição são geralmente factícios por falta ou calibração perfeita nos equipamentos, ação da tensão superficial sobre as superfícies líquidas, dilatações e contrações provocadas pela variação de temperatura, vibrações e movimentos próximos ou sobre a superfície onde o equipamento está instalado e também pela linha de visão do observador não estar na altura do menisco (erro de paralaxe), entre outros.
Massa também é uma grandeza, logo mensurável, está associada à inércia de um corpo. Dizemos que quanto maior a massa de um corpo maior é a dificuldade de colocar esse corpo em movimento, ou estando em movimento, pará-lo. Massa é a quantidade de matéria que um corpo possui.
Usamos o cálculo de desvio padrão para avaliar a proximidade dos valores das medidas. O valor expresso pelo desvio padrão em cada medição demonstra a dispersão das medidas em relação a média aritmética, logo que, quanto maior é o valor maior é a dispersão das medidas e quanto menor, menor é a variabilidade.
Objetivo
Pesar massas
Métodos e Materiais
Becker
Espátula
Papel de filtro
Balança analítica
Feijões
Areia
Tarou-se a balança com papel para a pesagem da areia, pesou-se 0,3108g de areia. Transferiu-se a amostra para outro papel para aferir por mais duas vezes a massa da mesma amostra