SOCIOLOGIA
VIOLÊNCIA
NOME: LIÉGE FERREIRA
TURMA: 102
N°: 05
Porto Alegre, Agosto de 2014.
Existem diversos tipos de violência, que consequentemente a maioria é esquecida ou deixada de lado pela falta de informações. Há várias leis contra e punindo esse tipo de agressão, mas poucas são colocadas em prática.
Violência significa usar agressividade de uma forma intencional e excessiva ou cometer ato que cause acidente, morte ou trauma psicológico.
Ela se manifesta de várias maneiras, em guerras, torturas, conflitos étnico-religiosos, assassinato, fome, etc. Pode ser identificada como violência contra a mulher, criança e idoso, violência sexual, urbana e etc. Também existe violência verbal, causadora de danos morais, que muitas vezes são bem mais difíceis de esquecer que os danos físicos.
Quando se trata de direitos humanos, a violência abrange todos os atos de violação dos direitos: civis ( liberdade, privacidade, proteção); sociais ( saúde, educação, segurança e habitação ); econômicos ( emprego e salário); culturais (manifestação da própria cultura ) e políticos ( participação política, voto ).
Violência doméstica
É o tipo de violência que acontece em um contexto familiar, ou seja, entre parentes. Pode ser entre pai e a mãe, entre os pais e filhos, etc. Abusos sexuais e crianças e maus tratos a idosos também fazem parte da violência doméstica. Existem cinco tipos de violência doméstica: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Diariamente, cerca de 2 mil pessoas apresentam queixas na polícia, alegando ter sofrido violência doméstica... porém na maioria das vezes nenhuma providência é tomada.
Violência urbana
Também consiste em um tipo de violação da lei penal. Constitui-se da pratica de crimes diversos contra