ATIVIDADES DE GEST O DA EDUCA O EM AMBIENTES ESCOLARES E N O ESCOLARES
ATIVIDADES DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
Gilmara D. N. de S. R. dos Santos RA: 1201214
Karina Conceição da Rocha RA: 1201456
Marli Rodrigues Sella RA: 1017319
Campinas Taquaral
2014
Gilmara Divina Nunes de Souza - 1201214
Karina Conceição da Rocha - 1201456
Marli Rodrigues Sella - 1017319
GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES.
Atividades exigidas na disciplina de Gestão da Educação em Ambientes Escolares e não Escolares.
CAMPINAS – TAQUARAL
2014
O GESTOR E A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Dentre os diversos aspectos abordados na educação contemporânea, encontramos a questão do desempenho pedagógico das escolas, o que vem sendo avaliado e aferido pelos sistemas locais, nacionais e internacionais de educação. Nestes termos, questionamo-nos a respeito do papel do gestor escolar com relação à qualidade do ensino, uma vez que vem crescendo as exigências de elevação dos padrões de qualidade nas aprendizagens dos alunos em todos estes âmbitos.
Enfatizamos que a educação na perspectiva neoliberal tende a se adequar ao modelo produtivo de competitividade e disputa acirrada de posições sociais e econômicas.
Presume-se, assim, que as práticas educativas se voltem para as necessidades de atendimento de múltiplas exigências de um mercado de trabalho cada vez mais seletivo e excludente, onde o Estado reduz sua ingerência, dividindo as suas responsabilidades com a iniciativa privada, em que os serviços públicos essenciais, como os da saúde e educação, são submetidos à lógica do capital, legitimando a associação da qualidade com a racionalização e eficiência. (JUNQUEIRA&MARIN- P.3-98 LIVRO 3).
A política educacional nos dias atuais passa a demandar um novo modelo de gestão da escola, uma gestão democrática mais participativa, voltada para a comunidade escolar com um projeto pedagógico que abranjam os problemas sociais da dessa . Assim, além de se