Trabalho Escola
Aluna: Beatriz Francisco Petri
A mudança social para os clássicos da sociologia
Joinville
2014
1. Introdução
O presente trabalho é sobre a mudança social para Max Weber, um dos principais sociólogos de seu tempo. É um dos sociólogos mais interessantes já que analisou a mudança social relacionada ao nascimento da sociedade capitalista. Além das condições econômicas, procurou centrar sua analise no plano das ideias, das crenças e dos valores que permitiram a mudança.
2. Biografia
Max weber nasceu em Erfurt na Alemanha no dia 21 de abril de 1864.
Max weber é considerado um dos fundadores da sociologia moderna, suas principais obras são Economia e sociedade e A ética protestante e o espirito do capitalismo.No ultimo livro Max weber realizou um estudo sobre como a religião protestante foi um fator importante para o fortalecimento do capitalismo, ja que a religião protestante possuía maior identificação com a produção de riquezas, justamente por valorizar o mérito pessoal e o trabalho como meios de valorização espiritual.
Max Weber morreu em Munique, vítima de pneumonia, no dia 14 de junho de 1920.
Max Weber viveu no período em que as primeiras discussões sobre a sociologia começavam asurgir na Europa.
Esse sociólogo entende que a sociedade não funciona de forma tão simples e nem pode ser harmoniosa como pensam Comte e Durkheim, mas ele também não propõe uma revolução como faz Marx, ele afirma que o papel da sociologia é observar e analisar os fenômenos que ocorrem na sociedade, buscando extrair desses fenômenos os ensinamentos e sistematiza-los para um melhor entendimento, é por isso que sua sociologia recebe o nome de compreensiva.
Weber valorizava as particularidades, ou seja, a formação específica da sociedade; entende a sociedade sob uma perspectiva histórica, diferente dos positivistas.
6. Conclusão
Considerando o que foi visto no trabalho concluímos que para Max