Relatório sobre ação da enzima catalase em experimento
A Expressão Gênica refere-se ao processo em que a informação codificada por um determinado gene é decodificada em uma proteína.
A ação das enzimas é influenciada por diversos fatores, destaca-se a temperatura, que tem grande influência na ação da catalase, enzima presente nas células, produzida no reticulo endoplasmático rugoso e é acumulada dentro da célula em organelas denominadas peroxissomos.
A temperatura é considerada o principal elemento regulador do aumento de expressão de enzimas dessaturases, porém essa regulação é dependente da expressa da mudança termal em contraste com a simples queda ou elevação da temperatura.
Outro fator de destaque também são as variações extremas de PH que provoca modificações estruturais nas enzimas.
As mudanças no PH podem provocar repulsão de cargas da enzima e mudar a conformação enzimática, inativando-a.
O experimento foi realizado a fim identificar fatores que desativam a ação da enzima catalase, devido à desnaturação da enzima e reconhecer o papel das enzimas na velocidade das reações químicas biológicas. E sua importância biológica.
OBJETIVOS
Compreender a relação entre expressão de genes e função tecidual, considerando a influencia do ambiente na atividade de enzimas.
MATERIAL E MÉTODOS
Utilizou-se cinco pedaços de fígado cru e cinco pedaços de batata crua, colocou-os em uma placa de petri, em seguida adicionou gotas de peróxido de hidrogênio.
Na segunda placa de petri colocou pedaços de fígado e de batata levou ao freezer por dez minutos, retirou e pingou gotas de água oxigenada.
Na terceira placa de petri adicionou pedaços de fígado e de batata, em seguida colocou-os em um recipiente contendo vinagre, após alguns minutos retirou-se o vinagre e adicionou água oxigenada.
Na quarta placa de petri, adicionou-se pedaços de fígado e de batata, colocou-os em um tubo de ensaio com água e com ajuda de uma lamparina colocou para ferver, após alta temperatura retirou-os da água e