Meios de transmissão internet
Cabo de rede par trançado:
Esse tipo de cabo é composto por pares de fios de cobre, o cabeamento por par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo que tem um par fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferências eletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas (linha cruzada) entre cabos vizinhos. VANTAGENS:
- Maior taxa de transferência de arquivos;
- Cabo barato;
- Baixo custo de manutenção;
- Flexível, ideal para locais em que é necessário passar o cabo por paredes, etc.
DESVANTAGENS:
- Comprimento de no máximo 100. Acima disso começam a ocorrer perdas;
- Baixa imunidade a interferência externas (pode ser minimizada com blindagem, mas o custo também aumenta).
A velocidade depende de sua categoria.
O Par Trançado sem Blindagem (Unshielded Twisted Pair – UTP): é o mais usado atualmente tanto em redes domésticas quanto em grandes redes industriais devido ao fácil manuseio, instalação, permitindo taxas de transmissão de até 100 Mbps com a utilização do cabo CAT 5e; é o mais barato para distâncias de até 100 metros.
Cabo Coaxial: constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e coberto por uma blindagem. Apesar de poder reduzir os efeitos e sinais externos sobre os sinais que transmite, caiu em desuso, visto que são mais propensos a mau contato, conectores mais caros e pouca flexibilidade.
O cabo coaxial é usado para transportar sinais de televisão e também ligar equipamentos de vídeo. Os cabos também podem ser usados para transportar sinais de rádios, conectar receptores, transmissores e antenas. Esse tipo de cabo já foi utilizado para ligar computadores me redes locais (LANS), porém, foi trocado para o par trançado.
A transmissão dados pode atingir uma velocidade de até 10 mbps (megabites por segundo) à frequência de 10 gigahertz.
VANTAGENS:
-possui maior imunidade a ruídos e menos perdas de transmissão de sinal
DESVANTAGENS:
-Custo