Pr tica 1 a es enzim ticas REV 1
1047 palavras
5 páginas
1. Objetivo Identificar a catalase nos alimentos e aprender sobre as reações causadas pela ação enzimática.2. Introdução As enzimas são moléculas biológicas com grande massa molar que fazem parte do grupo das proteínas. Elas são, no geral, agentes catalisadores, pois atuam aumentando a velocidade das reações. Estas possuem uma espécie de mecanismo que atua no o encaixe perfeito com os reagentes, permitindo assim, que certas reações ocorram. São encontradas dentro das organelas citoplasmáticas que, por sua vez, podem ser membranosas e ter funções variadas, como por exemplo, digestão e quebra de substâncias tóxicas. Dentro das organelas citoplasmáticas membranosas, nós podemos encontrar pelo menos duas organelas que possuem enzimas, os Lisossomos e os Peroxissomos que possuem função de digestão e quebra de substâncias tóxicas, respectivamente. Os Peroxissomos são chamados assim porque imprimem a catalase no peróxido de hidrogênio (água oxigenada), cuja enzima tem como principal função desmanchar uma substância tóxica que precisa ser degradada. Essa enzima quebra o peróxido de hidrogênio em H2O (água) e O2.
Catalase + H2O2 2 H2O + O2(g) A catalase é produzida por células animais e vegetais no retículo endoplasmático rugoso. A enzima tem em grande quantidade no fígado dos mamíferos e de grande importância para manutenção da vida. Os animais que produzem peróxido de hidrogênio como produto de metabolismo precisam que o mesmo seja degradado rapidamente antes que haja alguma ação tóxica no organismo. A catalase se torna essencial para tal função.
Na catálise de uma reação química, as enzimas interagem com os reagentes (neste caso são chamados de substratos). No momento da interação se forma o complexo enzima-substrato, que é desfeito após a reação. Essa interação é feita no chamado modelo chave-fechadura, onde o reagente tem um encaixe perfeito com a enzima.
Esses locais de encaixe são chamados de sítio ativos e ficam na superfície da enzima.