VICENTE FALCONI CAMPOS
O trabalho a seguir terá como abordagem três dos principais “gurus” da Gestão da Qualidade, são eles: Vicente Falconi Campos, Armand V. Feigenbaum e Edson P. Paladini. Ambos têm como princípio da qualidade a busca continua para melhorar os procedimentos e métodos da empresa, eliminando todo e qualquer erro ou desperdício decorrentes de tarefas mal realizadas, a fim de garantir sempre a satisfação do cliente. A seguir será exposto um breve histórico, as principais ideias, projetos desenvolvidos e contribuições de cada especialista.
VICENTE FALCONI CAMPOS
Vicente Falconi Campos nasceu em 1940 em Niterói – RJ. Graduou-se em Engenharia de Minas e Metalurgia em 1963 pela UFMG e em 1966 iniciou estudos de pós-graduação na Colorado School of Mines, EUA, obtendo grau de Ph.D. em Engenharia Metalúrgica.
No fim da década de 70, começou a busca de conhecimentos mais aprofundados na área de Gerenciamento Empresarial. Um pouco mais tarde, chegou ao Gerenciamento pela Qualidade Total, após vários contatos com a experiência japonesa. Atualmente está atuando como consultor da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), onde orienta a implantação do Controle de Qualidade Total em várias empresas Brasileiras. Também atua como Membro do Conselho de Administração da AMBEV; Membro do Conselho de Administração da SADIA; Designado Membro da Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica pelo Presidente da República em 2001.
PUBLICAÇÕES
Falconi publicou seis livros sobre gerenciamento:
O Verdadeiro Poder – Práticas de Gestão que Conduzem a Resultados Revolucionários
Qualidade Total – Padronização de Empresas
Gerenciamento pelas Diretrizes
O Valor dos Recursos Humanos na Era do Conhecimento
TQC - Controle da Qualidade Total
Gerenciamento da Rotina de Trabalho do Dia-a-dia
Seus livros venderam mais de um milhão de exemplares. Único Latino-americano eleito como "Uma das 21 vozes do Século 21" pela ASQ - American Society for Quality.
PRINCIPAIS