Trabalho Plano de NegAcio Empresa de Gás
De acordo com a Classificação Nacional de Atividade Econômica – CNAE, a atividade de comércio de gás de cozinha se caracteriza como comércio varejista de gás liquefeito de petróleo - GLP (4784-9/00). O gás liquefeito de petróleo, ou, popularmente conhecido como gás de cozinha é obtido do refino do petróleo e do fracionamento de alguns de seus derivados.
A empresa de revenda de gás de cozinha pode atender dois públicos. O primeiro são as residências e pequenos estabelecimentos comerciais. Esse público tem características próprias como: compra em períodos mais longos e, muitas vezes, em menores quantidades. Outro nicho de cliente é a revenda do botijão com gás para indústrias e empresas que necessitam dessa fonte para movimentar, por exemplo, fogões industriais.
O GLP é obtido comercialmente do gás natural ou dos gases produzidos nas operações de refino de petróleo. Seus componentes são o butano e o propano ou, na maioria das vezes, uma mistura dos dois. O Gás Liquefeito de Petróleo não é tóxico e seus vapores não são venenosos. O GLP, normalmente, não tem cheiro. Mas, para uso doméstico, ele recebe, obrigatoriamente, um elemento odorizante, que lhe dá cheiro característico, permitindo que qualquer vazamento seja logo percebido.
O local para a instalação de revenda de gás de cozinha submete-se às normas técnicas. É recomendável que a empresa esteja localizada longe de qualquer lugar que ofereça risco de explosões e incêndios. É imprescindível que sua empresa possua uma área livre para o armazenamento dos botijões com fácil acesso para os caminhões de transporte, bem como facilidade para o acesso para os fornecedores. Por isso é interessante que sejam pavimentadas e espaçosas, facilitando a logística interna do produto. Quando cheios, não devem ser empilhados mais de quatro botijões. O revendedor somente poderá armazenar, na área destinada ao armazenamento, recipientes transportáveis cheios de GLP, das marca(s) comercial(is) de