91398 Resp Social 1

19106 palavras 77 páginas
RESPONSABILIDADE
SOCIAL no SECTOR das FARMÁCIAS em PORTUGAL
ENTIDADE CONTRATADA
GEST-IN/ISCTE

Alzira Duarte
Francisco Nunes
Luís Martins

No âmbito das diversas propostas e medidas anunciadas para o sector farmacêutico, a Ordem dos Farmacêuticos solicitou um conjunto de estudos e pareceres a personalidades e entidades de notória competência e idoneidade, visando o esclarecimento e a fundamentação de eventuais mudanças e respectivos impactos. A presente publicação dos trabalhos realizados constitui um contributo da
Ordem dos Farmacêuticos, fiel à sua missão de interesse público, para análise e decisão sobre a intervenção farmacêutica, com suporte em evidência técnico-científica.

GEST-IN/ISCTE

Responsabilidade Social no Sector das Farmácias em Portugal

“A responsabilidade social das empresas é, essencialmente, um conceito segundo o qual as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.
Numa altura em que a União Europeia procura identificar os seus valores comuns através da adopção de uma
Carta dos Direitos Fundamentais, são cada vez mais numerosas as empresas europeias que reconhecem de forma gradualmente mais explícita a responsabilidade social que lhes cabe, considerando-a como parte da sua identidade. Esta responsabilidade manifesta-se em relação aos trabalhadores e, mais genericamente, em relação a todas as partes interessadas afectadas pela empresa e que, por seu turno, podem influenciar os seus resultados” (p. 4).
In Comissão das Comunidades Europeias (2001)

5

GEST-IN/ISCTE

Responsabilidade Social no Sector das Farmácias em Portugal

AGRADECIMENTOS

A concretização de um trabalho desta natureza implica a conjugação de interesses, de recursos e de motivação de entidades muito diversas, pelo que cabe aqui expressar o reconhecimento destas contribuições. Em primeiro lugar, o nosso agradecimento vai para a Ordem do Farmacêuticos, que nos confiou a responsabilidade de realizar este

Relacionados