Vicente falconi
Gurus da Qualidade
Vicente Falconi Campos
Atividade de Seminário junto à disciplina
Fundamentos da Qualidade
Orientador (a):
Alunos:
ALCÂNTARA
SILVEIRA
Belo Horizonte – MG
2º semestre / 2011 * Quem é Vicente Falconi Campos?
Vicente Falconi Campos nasceu em 1940 em Niterói/RJ e foi criado em MG, graduou-se pela UFMG em Engenharia de Minas e Metalúrgica em1963.
Em 1964, foi admitido como professor do departamento de Metalurgia da UFMG, onde aposentou-se como professor titular, tornando-se Emérito.
Em 1966 iniciou estudos de pós-graduação na Colorado School of. Mines, E.U.A, tendo obtido os graus de Mestre e Doutor;
Trabalhou durante 4 anos na Mannesmann e durante 6 anos na ACESITA, além de ter prestado consultoria em muitas empresas metalúrgicas brasileiras;
Em 1984 começou a pesquisar o assunto Qualidade, tendo optado pela “linha japonesa” no período de 1986/88 quando percorreu o mundo em um projeto do Governo e Banco Mundial, aproveitando a oportunidade para ter contato com a JUSE – Union of Japoneses Scientists and Engineers, pois percebeu que o “TQC Japonês” era o melhor para as empresas brasileiras por um motivo principal: SIMPLICIDADE.
Único Latino-Americano eleito como "Uma das 21 vozes do Século 21" pela Sociedade Americana para a Qualidade (ASQ - American Society for Quality); * Contribuições e Importância
Hoje, sem dúvida Falconi é um dos maiores gestores com atuação mundial, grandes grupos empresariais e orientador técnico do INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial;
É membro do Conselho de Administração da AMBEV; da SADIA; foi designado Membro da Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica pelo Presidente da República em 2001.
Seu maior case de sucesso é o Choque de Gestão implantado no governo Aécio em Minas Gerais que saiu de um déficit de 12% no orçamento em 2003 para, em 2006, ter superávit e R$ 3 bilhões para investir.
Publicou seis livros na área de Gestão