Vicente Falconi Campos
Considerado atualmente o guru da gestão de negócios no país, o consultor mineiro Vicente Falconi Campos, de 66 anos, é um homem que realmente faz diferença para o Brasil. Baseia-se na utilização de método, mas ressaltando que nem mesmo o melhor método consegue sucesso se a liderança da organização não faz acontecer. Atualmente atua como consultor de grandes grupos empresariais brasileiros e orientador técnico do INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial. Seu trabalho sempre se caracterizou pela preocupação em dar forma prática ao conhecimento científico, daí seu entusiástico envolvimento pela qualidade total.
Publicou seis livros na área de Gestão Empresarial que venderam mais de um milhão de exemplares. Único Latino americano eleito como “Uma das 21 vozes do Século 21" pela ASQ - American Society for Quality.
Biografia
Vicente Falconi dos Santos nasceu na cidade de Niterói - Rio de Janeiro, no ano de 1940. Em 1963 graduou-se em Engenharia de Minas e Metalurgia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No ano de 1966 deu inicio aos seus estudos de pós-graduação no Colorado School of Mines, EUA, onde obteve também seu mestrado e doutorado.
Trabalhou durante quatro anos na Mannesmann e durante seis anos na ACESITA. Atualmente está atuando como consultor da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), onde orienta a implantação do TQC Japonês (Total Quality Control) em várias empresas brasileiras. Seus trabalhos sempre se caracterizaram pela preocupação de dar forma prática ao conhecimento científico.
Falconi é, atualmente, no Brasil um dos principais divulgadores do TQC, tendo trabalhado em adaptações de metodologias Japonesas para o Brasil. Atua também como consultor de grandes grupos empresariais brasileiros e como orientador técnico do INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial; Membro do Conselho de Administração da AMBEV; Membro do Conselho de Administração da SADIA; Designado Membro da Câmera de Gestão da Crise de