O exercício é seguro para a gestante e seu bebê
Em geral, a manutenção da atividade física regular durante gestação auxilia a manter a mãe treinada e saudável, não causando danos ao feto em desenvolvimento podendo facilitar o parto.
Quantidades moderadas de exercícios durante a gestação são recomendadas para a saúde e a aptidão física da mãe e do bebê. Um estudo de grande escala com aproximadamente duas mil mulheres, no Missouri, mostrou que aquelas que haviam evitado ao máximo a prática de exercícios durante a gravidez apresentavam maior possibilidade de dar à luz crianças de menor peso ( que são mais predispostas ás doenças e á morte).
Em relação ao exercício reduzir a capacidade da mãe de produzir leite para seu filho, foram feitas poucas pesquisas sobre o assunto, porém em um estudo realiza pela University of California, em Davi, o exercício vigoroso de até 1,5 hora por dia não teve efeito negativo sobre a capacidade de lactação. O exercício durante a lactação é recomendado para auxiliar a mãe a ficar preparada e readquirir o tônus muscular.
As diferentes fases do ciclo menstrual afetam a capacidade da mulher na pratica de exercícios?
Embora algumas mulheres relatem que os sintomas pré-menstruais interferem na capacidade de se exercitar, os pesquisadores foram incapazes de relaciona-los com as alterações reais do organismo. As atletas relataram que elas podem superar seus sintomas quando necessário para competir e estabeleceram recordes mundiais durante todas as fazes do ciclo.
Tratando-se das diferentes fases do ciclo menstrual, os especialistas apontam que os recordes mundiais foram estabelecidos durante todas as fases do ciclo menstrual. Um exemplo é Joan Benoit Samuelson estava menstruada no dia da maratona olímpica de 1984 e venceu.
Submeteram mulheres aos exercícios durante três meses e relataram que os exercícios aeróbicos diminuem os sintomas pré-menstruais, especialmente a depressão.
O exercício pode auxiliar no alivio dos sintomas da