Modal Mar Timo
Neste trabalho, será apresentado o modal marítimo, que dentre os meios de transporte o mais utilizado. É o melhor em relação à capacidade de carga a ser transportada, além da criação de embarcações específicas, especializadas no transporte de um determinado tipo de carga.
Características
O transporte marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional. No Brasil responde por mais de 90% do transporte internacional. Possibilidade de navegação interior através de rios e lagos.
Os portos desempenham um papel importante como elo de ligação entre os modais terrestres e marítimos. Tem uma função adicional de amortecer o impacto do fluxo de cargas no sistema viário local, através da armazenagem e da distribuição física.
Categorias de Transporte:
- Cabotagem: navegação realizada entre portos ou pontos do território brasileiro, utilizando a via marítima ou entre esta e as vias navegáveis interiores.
- Navegação interior: realizada em hidrovias interiores ou lagos, em percurso nacional ou internacional.
- Navegação de Longo Curso: realizada entre portos brasileiros e estrangeiros.
Vantagens
- Maior capacidade de carga;
- Carrega qualquer tipo de carga;
- Menor custo de transporte.
Desvantagens
- Necessidade de transbordo nos portos;
- Distância dos centros de produção;
- Maior exigência de embalagens;
- Menor flexibilidade nos serviços aliados a frequentes congestionamentos nos portos.
Órgãos Regulamentadores
No campo internacional, no transporte marítimo, temos basicamente a:
- IMO - International Maritime Organization (Organização Marítima Internacional), entidade ligada à ONU - Organização das Nações Unidas.
A IMO é um órgão cuja função é promover a segurança no mar e a eficiência da navegação, bem como tomar medidas preventivas para evitar a poluição marítima que pode ser causada pelos navios, por meio de acidentes ou más condições de conservação, entre outras coisas.
No Brasil, o Transporte Marítimo é regulado pelos