Modal de Transporte Mar timo
EAD PERNAMBUCO
TRABALHO DE LOGÍTICA
TRANSPORTES
ELAYNE MARIA
TURTOR FRANCISCO DE ASSIS
COMPETÊNCIA 3
MAIO 2015
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
Modal de Transporte
Ao planejar a movimentação da mercadoria pela a cadeia de distribuição o importador ou exportador deve escolher antes o modal de transporte mais adequado para conduzir a carga no destino final. Os modais de transportes apresentam vantagens e desvantagens, em sucessão de fatores com a segurança e rapidez no atendimento às demandas do comprador, o custo do frete em relação a mercadoria, o tipo e a natureza das mercadorias e outros fatores.Então tem que avaliar as vantagens e desvantagens de cada modal, só assim sabemos qual modal nos trará custo/beneficio para o transporte da carga desejada.
Modal Marítimo
O Modal Marítimo é aquele realizado por navios em oceanos e mares. Pode ser utilizado para todos os tipos de carga e para qualquer parte do globo. É o único meio de transporte que possibilita a remessa de milhares de toneladas ou m3 de qualquer produto só de uma vez. Utilizam como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros. Os navios também são utilizados para efeitos militares, tanto para formação, invasões, bombardeamento transporte de armamento e recursos como, por exemplo, os Porta-aviões. O Modal Marítimo apresenta baixo custo de implantação e de operação. Apesar de limitado às zonas costeiras, registra grande competitividade para longas distâncias. O Modal Marítimo pode reunir todos os tipos de carga.
Carga em geral: Carga embarcada, com marca de identificação e contagem de unidades, podendo ser soltas ou unitizadas;
Carga a Granel: Carga líquida ou seca, embarcada e transportada sem acondicionamento, sem marca de identificação e sem contagem de unidades. (Ex: petróleo, minérios, trigo, farelo, etc.)
Carga Frigorificada: Necessita ser congelada ou regriferada, para conservar as qualidades essenciais do