Matriz Atividade Individual Modulo 4
Neste trabalho, serão mostradas as vantagens e desvantagens do VPL e TIR como critérios para análise de projetos de investimentos.
Justificativa
VPL – Valor Presente Líquido é uma fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Basicamente, é o cálculo de quanto os futuros pagamentos somado a um custo inicial estariam valendo atualmente.
TIR - Taxa Interna de Retorno é uma fórmula matemática-financeira utilizada para calcular a taxa de desconto que teria um determinado fluxo de caixa para igualar a zero seu Valor Presente Líquido. Em outras palavras, seria a taxa de retorno do investimento em questão.
Até onde é favorável ou não, o uso dessas ferramentas, a fim de nos ajudar nas tomadas de decisões estratégicas do negócio?
Desenvolvimento
Vantagens do VPL:
Facilidade de cálculo, mas apenas uma vez conhecida uma taxa de atualização apropriada. Conceitualmente mais perfeito e complexo que o período de retorno, uma vez que considera a totalidade dos fluxos, sendo assim, verificando custo de oportunidade do capital utilizado sendo simples de aplicar, uma vez parametrizado.
Desvantagens do VPL:
É normalmente problemática a determinação segura da taxa de atualização mais apropriada, sendo este um inconveniente tanto mais importante uma vez que o VPL é muito sensível à taxa utilizada. O pressuposto da constância no tempo da taxa de atualização pode não ser realista, pois o custo do capital da empresa varia no tempo, assim como as taxas para as aplicações alternativas variam no tempo com as condições dos mercados financeiros. O pressuposto de que os fluxos intermédios serão reinvestidos ou financiados à mesma taxa pode não ser realista pois depende das condições futuras do mercado de capitais assim como das alternativas de