1 MODAL MAR TIMO
O transporte marítimo é considerado como um dos fatores que favorecem o desenvolvimento de um país em relação ao seu comércio exterior, é o modal mais usado no transporte marítimo internacional no Brasil corresponde 95 % do transporte de importação e exportação. (FIESP, 2015).
Possui vantagens como: maior capacidade de carga, carrega diferentes tipos de carga e tem custo de transporte inferior (2011),
A vantagem fundamental é o custo, pois os custos operacionais são pequenos e os navios possuem capacidade relativamente grande e os custos fixos podem ser absorvidos pelos altos volumes.
As desvantagens é necessidade de transbordo nos portos (Transferência direta de mercadoria de um para outro veículo.) ; distância dos portos aos centros de distribuição, maior exigência de embalagens, pequena velocidade do transporte,( Exemplo é o Brasil a China que leva aproximadamente 40 dias) menor flexibilidade nos serviços e frequentes congestionamentos nos portos (FIESP, 2015).
2 CONTEXTO PORTUÁRIO
No contexto portuário considera-se porto o conjunto de instalações com funções de abrigo, atracação, armazenagem e circulação em terra e mar (acessos marítimos),
Com o tempo O setor portuário vem ganhando um maior destaque. os portos atualmente possuem papel principal na logística mundial e no processo de globalização (VILLELA, 2013).
2.1 Gerações dos portos
Considerando a participação dos portos no contexto socioeconômico Há diferentes formas de classificar os portos, VILLELA, 2013, p. 18) separou quatro gerações dos portos:
2.1.1 Primeira geração: tradicionais;
2.1.2 Segunda geração: polarizadores;
2.1.3 Terceira geração: logísticos
2.1.4 Quarta geração: integrados e industriais.
a tabela mostra as diferenças fundamentais entre as gerações (Tabela 1).
Devido ao aumento comercial dos portos, é crescente o interesse da iniciativa privada em sua administração e operação. E as vantagens, como desenvolvimento regional e empregos, justifica o investimento