Fichamento Max Weber
Inicia conceituando Sociologia enquanto uma ciência que se pretende ao entendimento interpretativo da ação social, explicando-a de forma causal no seu processo e nos seus resultados. A ação aqui referida diz respeito ao comportamento humano propriamente dito.
Ação social, portanto, diz respeito ao sentido pretendido pelo sujeito na sua relação com outros, orientando-se através do comportamento destes outros para sua continuidade de ações.
A ação social pode ser determinada de algumas formas. De modo racional, quando se refere a fins, considerados estes como sucesso ou de modo racional, orientado por valores, independentemente do resultado. Pode ainda ser determinada de modo afetivo, com caráter emocional ou de modo tradicional, a partir de costumes mais ou menos imutáveis.
O autor ainda conceitua relação social quando uma miríade de agentes orienta reciprocamente seus comportamentos referentes a um conteúdo de sentido específico. Há aqui a probabilidade de que a ação social tenha um vetor comum de sentido dentro desta coletividade.
Na ação social podem ser observadas características que se repetem, ou seja, uma ação social pode entrar em curso tendo o mesmo conteúdo para determinado agente. A Sociologia ocupando-se desta repetição de ações sociais pelo mesmo agente. Uso é a probabilidade de repetição desta ação social a partir da observação externa desta ação e costume é a regularidade da repetição desta ação.
A ordem relaciona-se tanto com a ação quanto com a relação social quando há uma legitimidade de sua influência sobre elas, ou seja, quando estão respaldadas por uma ordem considerada legítima em seu fim. Esta legitimidade pode estar garantida pela atitude interna dos agentes: 1) de modo afetivo; 2) de modo racional, quando há a crença de