Fichamento sobre max weber
CAPÍTULO III - MAX WEBER
O pensamento de Max Weber tem sido bastante relido na atualidade, proporcionando para a sociologia instrumentos muito úteis para a interpretação do mundo moderno. Weber criticou os pressupostos do positivismo e realizou um cuidadoso estudo das religiões mundiais, mostrando que a marca fundamental da modernidade é a racionalização da cultura e da sociedade.
I. VIDA E OBRAS - nasceu na Alemanha em 1864. - dedicou-se à docência universitária, tendo lecionado em Berlim, Friburgo e Heidelberg. - passou a dedicar-se somente à pesquisa em 1907, após receber uma herança.
- participou da redação da nova Constituição Germânica que funda a República da Alemanha.
- morreu 1920, na cidade de Munique. - entre os escritos de Max Weber, além de textos sociológicos, aparecem obras de epistemologia, história, direito e economia.
1.1. Contexto intelectual
Dentre as correntes teóricas que mais influenciaram o pensamento de Max Weber, podemos citar:
- a filosofia clássica de Immanuel Kant e Friedrich Nietzsche;
- as ideias dos filósofos neo-kantianos, que insistiam na necessidade de distinguir as características das ciências sociais das demais ciências da natureza;
- o pensamento social alemão de outros teóricos da época.
1.2. Contexto sócio histórico - a situação sócio-política da Alemanha inspirou pesquisas, textos e reflexões acadêmicas do autor, especialmente em relação aos fenômenos do capitalismo, da burocracia e do poder político. - a unificação dos territórios germânicos foi fundamental para que a Alemanha pudesse participar da corrida econômica do desenvolvimento industrial.
- todavia, os "junkers” (aristocracia rural), possuíam terras e dominavam alguns postos do Estado, impedindo a ascensão política da burguesia. - para resolver este impasse, a existência de um governo forte e centralizador foi essencial para os esforços de modernização alemã. Mas, por outro lado, acarretou também um aumento da