FICHAMENTO: MAX WEBER
MAX WEBER
OBRA: BARBOSA,Maria Ligia de Oliveira; QUINTANEIRO,Tania. Max Weber, In: Um Toque de Clássicos. Cap. 3.2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
ALUNO: ROMERIO DO NASCIMENTO -
As autoras expõem nesta obra conceitos a sociologia por meios do pensamento de Max Weber, a sua influencia deste na formação da sociedade, e de seus princípios básicos formação da ciência sociológica.
O pensamento do sociólogo, deu-se em meio a corrente dominante do positivismo, e de seu principal crítico antipositivista, Wilhelm Dilthey, e influenciado pelo pensadores Marx e Nietzsche. Com Marx sua influencia evidenciou-se pelo compartilhamento do tema - o capitalismo ocidental- estudando a perspectiva histórica, econômica, ideológica e sociológica, propondo o materialismo histórico meio de encontrar respostas nas relações entre a estrutura e superestrutura; enquanto as raízes do pensamento de Nietzsche, expressa a luta entre valores antagônicos, que refletia o caráter conflituoso implícito no pluralismo democrático.
A objetividade do pensamento reflete a ideia que se deve conhecer e fazer a “distinção entre reconhecer e julgar, e cumprir tanto o dever científico de ver a verdade dos fatos, como o dever prático de defender”, sendo necessário portanto fazer a distinção entre política e ciência, que se traduz em outras palavras fazer a distinção entre os julgamentos de valor e saber empírico.
Para exemplificar o tipo ideal, o sociólogo distingue o cientista entre valores racionais e ético e assim segundo o autor e conforme as escritoras o próprio cientista é quem atribui os aspectos do real e da história que examina uma ordem através da qual procura estabelecer uma relação causal entre certos fenômenos. Com a ideia de cientista social e catalogado quatro operações para que possa chegar ao conhecimento que se pretende:
1) Estabelece leis e fatores hipotéticos que servirão como meios para seu estudo;
2) Analisa e expõe ordenadamente “o agrupamento individual desses