Fluxo de carga
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
Disciplina: Sistemas de energia
Utilização do PSAT na análise do Fluxo de Carga
BELÉM/PA, 20 de Maio de 2014
Exercício
No exercício abaixo utilize o sistema de 14 barras.
1. Execute o programa de Fluxo de Carga. Considere esse resultado como o “Case Base” de suas análises.
a) Verifique se as tensões em todas as barras estão dentro dos limites permitidos de 0.95pu e 1.05pu. Plote o perfil de tensão do sistema para todas as barras da rede (eixo das abcissas: barras; eixo das ordenadas: tensão em pu). Escreva suas conclusões.
As tensões nas barras 6 e 8 não obedecem aos limites estabelecidos de 0.95pu e 1.05pu como mostra a figura 1.
A limitação das magnitudes das tensões dentro de uma faixa especificada, em geral ±5% em torno dos valores nominais, permite que se obtenha uma convergência e, além disso, ter-se uma indicação das barras nas quais existem problemas de suporte de potência reativa (barras cujas magnitudes estão fixadas no limite).
b) Caso uma ou mais barras tenha o limite de tensão violado, sugira um modo de corrigir este problema. Rode novamente o Fluxo de Carga e verifique se a tensão está agora dentro dos limites permitidos. Comente a respeito.
Alterou-se o nível das tensões nas barras de geração para valores em que o critério de segurança não fossem violados nem nas barras de tensão controlada e nem nas demais barras do sistema, alterando, dessa forma, as tensões nas barras 6 e 8 para 1.03pu e 1.05pu respectivamente.
2. Para barra 14 (barra de carga), analise o comportamento da magnitude e da fase da tensão para situações de aumento e redução de demanda nessa barra. Analise também o comportamento das perdas de potência ativa totais do sistema. Para realizar esta análise, siga a orientação da tabela abaixo. Plote ainda a variação de potência ativa na