Fluxo de carga ótimo
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
Análise de Sistemas Elétricos de Potência
Seminário – Fluxo de Potência Ótimo
Discentes:
Ricardo Bastos Piqueira Ribeiro
Roseane de Lima Parente
Belém – PA / Junho - 2014
1 – Introdução - Fundamentos da Otimização:
A otimização é o estudo de uma situação visando o melhor desfecho possível, levando em consideração todas as variáveis do problema e o resultado final desejável. No caso dos Sistemas Elétricos de Potência (SEPs), o processo de otimização pode ser entendido como o ato de planejar ou operar o sistema de modo que seu desempenho seja máximo.
Geralmente, os problemas de otimização são formulados matematicamente através da organização dos fatores do problema em três grupos distintos:
Função Objetivo: é o processo que se deseja otimizar, por exemplo, maximizar o lucro de uma empresa, reduzir os custos da produção de um produto, etc.
Variáveis: conjunto de fatores que afetam o valor da função objetivo, por exemplo, tempo, quantidade de produtos, etc.
Restrições: relações entre as variáveis e seus limites, por exemplo, variáveis que não podem assumir valores negativos ou fracionários, limite máximo de custo para uma produção, etc.
Assim sendo, os problemas podem ser agrupados em alguns sub-grupos, dependendo de suas peculiaridades. Os problemas ditos Lineares são os que apresentam variáveis continuas e comportamento linear da função objetivo e das restrições; já os Não-Lineares exibem algum tipo de não-linearidade, seja na função objetivo ou em qualquer uma das restrições; problemas Inteiros são aqueles onde alguma variável não pode assumir valores contínuos, ficando condicionada a valores discretos; e, finalmente, problemas Dinâmicos são os que possuem como característica a decisão seqüencial, de múltiplos estágios. Vale ressaltar que cada um destes sub-grupos possuem seus próprios métodos de abordagem do problema de