avaliação
Daremos início ao projeto com uma conversa sobre o solo, ou seja, o chão que pisamos. Dizer que o solo é chamado de terra, que ele é formado de minúsculos pedacinhos de rochas e de animais e vegetais mortos. É no solo que plantamos, andamos etc. É no solo que vive a maioria dos animais. Alguns animais vivem dentro do solo: as formigas, minhocas. Explicar que o solo é formado por uma mistura de areia, barro, restos de animais, vegetais e pedras.
Fazer um trabalho com as crianças onde terão que trazer para a sala algum tipo de solo: areia, barro, argila, etc. Faremos desenhos e pinturas.
Sobre a água iremos conversar sobre sua importância para a vida na Terra. Sem água não existe plantação, o homem e os animais. Na Terra, a água é encontrada em vários lugares: no mar, nos rios, nas lagoas, nas fontes, etc. Comentar que as pessoas usam a água para beber, cozinhar lavar roupa, pratos, regar plantas, etc. A água que bebemos é limpa, sem cor, de temperatura agradável e que devemos beber apenas água filtrada ou mineral. Faremos desenhos, cartazes, pinturas que retratem a importância da água.
Com relação ao ar, explicar que ele está em todos os lugares e que sem ele não existiria vida na Terra. É no ar que encontramos o oxigênio para respirarmos. O ar tem outras utilidades: Quem sabe quais? Podemos citar algumas: encher pneus de carro, bicicleta. Encher bolas, bexigas. Movimentar os galhos das árvores, movimentar as ondas do mar. O vento agradável é chamado de brisa e podemos fazer cata-ventos, empinar pipa, etc. usando uma brisa. Os ventos também podem ser muito fortes, destruidores, derrubam casas e levantam muita poeira. Em locais de maior vegetação o ar é mais puro. Nas cidades há mais poluição lançada por chaminés, escapamentos de carros. Propor experiências com bexigas para mostrar que o ar existe apesar de não vermos ou pegarmos.
Conversar com os alunos sobre as plantas: