Reflexões para o Pedagogo
Este estudo consta de uma análise de texto e respectivas atividades propostas, à luz das teorias/conteúdos, abordados nas disciplinas do 2º Semestre, .......... , permitindo ampliar a visão quanto a importância da organização dos espaços escolares e das atribuições do pedagogo, no sentido de interferir nos processos de ensino aprendizagem de forma positiva, em sala de aula.
Esta análise leva a uma reflexão quanto a atuação do pedagogo na escola, viabilizando os meios adequados para os processos de construção do conhecimento, assim como, no despertamento para utilizar critérios, na escolha de atividades a serem propostas em sala de aula.
O pedagogo é aquele que domina sistemática e intencionalmente as formas de organização do processo de formação cultural que se dá no interior das escolas. [...] Daí a necessidade de um espaço organizado de forma sistemática com o objetivo de possibilitar o acesso à cultura erudita (SAVIANI, 1985, p. 28).
Como afirma Saviani, cabe ao pedagogo a condução da organização dos processos de ensino e aprendizagem, estabelecendo os critérios e privilegiando uma sistemática que resulte em apreensão do conhecimento.DESENVOLVIMENTO
Kleiman (2008), afirma que a leitura deve possibilitar a apreensão do sentido do texto, e não se restringe a apenas decifrar signos linguísticos, mas a compreender a semântica destes. Por sua vez, Souza (1997), explica que a leitura é um ato de percepção e atribuição de significados a partir de uma junção de fatores pessoais, momento, lugar e circunstâncias. Sendo assim, o texto analisado, apesar de apresentar-se com uma conotação lúdica, não permite que o aluno dos anos iniciais interprete e perceba a relação com o seu contexto, e, portanto, não permite a compreensão da realidade, uma vez que, não tem um significado concreto para criança, e não possibilita a interação e a construção de novos saberes. Não se constitui, portanto, uma atividade meio, e encerra um fim em si mesmo.
Destaque-se ainda,