Avaliação
O menino jornaleiro O menino jornaleiro passa berrando pela rua: - Vinte e cinco adultos enganados por um menino! Uma (única) criança engana vinte e cinco adultos! – Me dá um jornal – grita um homem que vai passando.
Pega o jornal, abre e descobre que é um jornal velho. Vai reclamar furioso, quando ouve o menino gritando lá de longe:
– Vinte e seis adultos enganados por um menino! Vinte e seis adultos...
(Pinto, Ziraldo Alves. Vito Grandam. São Paulo: Globo, adaptado.)
01. Conforme o texto a intenção do jornaleiro era: A) chamar a atenção das crianças. B) vender o jornal velho. C) divulgar a manchete do jornal. D) deixar todos os leitores furiosos.
02. Nos trechos: “O menino jornaleiro passa berrando pela rua.” “– Me dá um jornal – grita um homem que vai passando.” De acordo com as informações do texto, os termos destacados referem-se: A) a qualquer criança e a qualquer leitor. B) somente a uma criança e a um homem exclusivo. C) a um menino específico e a um leitor especial. D) ao menino jornaleiro e a qualquer homem.
03. No trecho: “– Vinte e seis adultos enganados por um menino!”, o numeral apresentado é classificado como:
A) Cardinal, pois indicam a quantidade de pessoas. B) Ordinal, pois indica a ordem de pessoas.
C) Fracionário, pois indicam a divisão das pessoas. D) Multiplicativo, pois indica a multiplicação de pessoas enganadas.
04. Na expressão: “Descobre que é um jornal velho”, o termo em destaque indica qualidade do ser, pertence à classe gramatical dos:
(A) substantivos (B) numerais (C) adjetivos (D) artigos
Escreva as frases que tenham numerais, ou seja, as palavras que indicam quantidade e aponte a tirinha que não tem numeral.
Passe do discurso direto para o indireto: 1) Daniela disse: "eu não quero ir para escola hoje". 2) O casal quis saber: "vocês alugam esta casa?" 3)