Merchandising
Os Vingadores é um bem sucedido filme baseado nas histórias em quadrinhos da Marvel, lançado em 2012. Com um orçamento de 220 milhões de dólares, o filme arrecadou mais de 1 bilhão e meio de dólares no mundo todo, sendo o 3º filme mais bem sucedido da história, perdendo apenas para Avatar e Titanic.
O merchandising, também chamado de product placement, mais presente e comentado neste filme é o da empresa de carros Acura, pertencente a Honda Motor Company. Todos os carros vistos no filme pertencem àquela empresa. Embora não tenha sido possível achar os termos financeiros do acordo, pode-se ver integração das marcas vai além do que está no cinema, com a empresa produzindo um carro para venda no mundo real exatamente igual a um que aparece no filme, como conceito.
O merchandising em filmes, como conhecemos hoje, começou em 1980, no filme ET. Além de abater custos de produção dos filmes através de contratos milionários, ele também serve para aproximar os personagens do público-alvo, muito deles usuários das mesmas marcas. Porém, nem sempre o product placement é bem sucedido, podendo até causar estranheza no público. É o caso do filme O Espetacular Homem-Aranha, produzido pelo estúdio Sony Pictures Entertainment, tenta em praticamente todas cenas mostrar um produto da marca Sony, que já não são populares como antigamente Outro caso que chamou muita atenção foi a da escolha do site de buscas do personagem principal. Peter Parker é um personagem caracterizado como inteligente, porém usa o Bing, um site de pesquisa da Microsoft extremamente criticado por ser ineficaz, indo contra a personalidade do personagem.
O merchandising também precisa se adaptar. Está