Brinquedoteca
O desenvolvimento social das crianças é um tema importante e deve ser tratado de forma adequada, pois a criança que realiza atividades em grupo adquire valores de vida em comunidade. Dessa maneira, a brincadeira pode ser vista como uma atividade especial.
No intuito de valorizar a brincadeira e fazer dela uma ação relevante para o desenvolvimento infantil, surge a brinquedoteca, ajudando a suprir necessidade de um espaço onde a criança possa se interagir socialmente e vivenciar atividades em um ambiente repleto de ludicidade.
Nesta síntese, será apresentada a importância de fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças das diversas modalidades de ensino.
A Brinquedoteca, local privilegiado, prepara o espaço do "faz de conta" para o trabalho com as crianças e que o ambiente seja impregnado de criatividade, de manifestações de afeto e de apreciação pela infância, efetivando dessa maneira uma busca pela aprendizagem significativa e prazerosa.
A valorização do trabalho com os brinquedos e atividades lúdicas e criativas visa estimular, de acordo com o Friedman (1998), o desenvolvimento global das crianças, despertando o interesse das mesmas por jogos e possibilitando uma aprendizagem que pode ser partilhada com os outros de forma agradável e prazerosa.
Segundo a definição do dicionário Aurélio, brinquedoteca é o recinto reservado aos brinquedos, em escolas e creches, onde é o espaço mágico criado para dar oportunidade as crianças de brincar de forma enriquecedora, de mergulharem seus brinquedos sem um adulto para atrapalhar. Lá existem muitos brinquedos, muita magia e criatividade. Os objetivos da brinquedoteca são muitos: proporcionar oportunidade para que as crianças possam brincar sem cobrança de desempenho; estimular o desenvolvimento da capacidade de concentrar a atenção e de construir uma vida interior rica; estimular a operatividade da criança, favorecendo assim, o seu equilíbrio emocional; dar