ornitorrinco
- ambiente onde vive: O ornitorrinco vive na beira de rios, córregos e riachos na Austrália e na Ilha da Tasmânia. Locomove-se bem em terra e na água. É um ótimo nadador graças a seus pés palmados e a sua cauda em forma de remo, podendo ficar submerso por até 5 minutos.
-modo de locomoção: vivem a maior parte de suas vidas na água com suas patas longas e sua calda se locomove com grande velocidade dentro da água.
-descrição: O ornitorrinco tem corpo roliço e pernas curtas; mede cerca de 40 a 60 centímetros, contando a cauda. Sua pelagem é densa e de cor marrom.
-alimento: Possui hábitos alimentares carnívoros, se alimentando de anelídeos, larvas de insetos aquáticos, camarões de água doce, girinos, caramujos, lagostins de água doce e pequenos peixes, As presas são guardadas nas bochechas à medida que são apanhadas, e quando um número suficiente é reunido, ou quando é necessário respirar, ele retorna a superfície para comê-las. A mastigação é feita pelas placas córneas que substituem os dentes, e a areia contida junto com o alimento serve de material abrasivo, ajudando no ato de mastigar.
-quais os sentidos mais desenvolvidos: um sentido que capta vibrações elétricas dos movimentos dos seus futuros jantares.
-comportamento: é um dos animais solitários que geralmente só se juntam com outros para acasalar. Eles tendem a ser tímido e são mais ativos no início da manhã e noite. Além de alimentação e acasalamento, eles gastam inúmeras horas em terra e gostam de limpar-se.
-defesa: ele pode fincar no predador suas garras afiadas, com veneno na ponta. (só os machos têm)
-se há dimorfismo sexual: não
-reprodução: Para botar e chocar seus ovos, de um a três de cada vez, a fêmea cava um túnel que pode chegar a 1,8 m de profundidade, sendo que geralmente a entrada principal desse “ninho” fica embaixo da água. Os ovos medem de 2 a 2,5 cm, são moles, e parecidos com os ovos de tartarugas e