brinquedoteca
Neste trabalho iremos conhecer um pouco mais sobre a brinquedoteca, sua história, seus objetivos e como é o seu funcionamento. È importante frisarmos que mesmo sendo um assunto ainda novo aqui no Brasil, vem se evoluindo de forma crescente e com aspectos positivos já reconhecidos. A brinquedoteca é um espaço que se torna adequado para que os brinquedos e brincadeiras e que estes são partes que influenciam na construção e no desenvolvimento da criança.
É um espaço que torna importante o brincar e o uso do lúdico, para que a criança aprenda a desenvolver seus estímulos e habilidades, seu lado cognitivo e emocional. As brinquedotecas podem ter diferentes modalidades e também podem ser organizadas de diferentes formas com o máximo de aproveitamento nos “cantos” que fazem parte dela. É relevante rever o ato de brincar como de suma importância, pois é nele que as potencialidades e possibilidades da criança se desenvolvem. Porém, com a industrialização e o estimulo a aquisição de brinquedos de maneira exagerada e consumista podem atrapalhar este processo.
As brinquedotecas
As brinquedotecas surgiram por volta de 1934, na época de uma grande depressão econômica americana. Relatos contam que nesta época o dono de uma loja de brinquedos reclamou para o diretor de uma escola que as crianças estavam roubando brinquedos seus. Então o diretor concluiu que isto acontecia porque as crianças não tinham brinquedos para brincar. Foi então que surgiu a idéia do serviço de empréstimos de brinquedos, que se chama Toy Loam, esta foi fundada em Los Angeles e existe até hoje.
Mas a idéia foi mais desenvolvida e expandida na Suécia, no ano de 1963. Tinha como objetivo emprestar os brinquedos e também dar orientação às famílias de