Avaliação e o reflexo da educação
AVALIAÇÃO E O REFLEXO DA EDUCAÇÃO DE FERNANDO TEIXEIRA
Texto de tema próprio de caráter avaliativo, referente à disciplina de Avaliação Educacional, ministrada pela prof. Msc. Sônia da Faculdade Salesiana Dom Bosco, pelo 1° trimestre do 4° Período de Pedagogia.
Avaliação e o reflexo da educação
Em relação à avaliação dos professores da rede pública de ensino brasileiro, a avaliação não vem considerando o aspecto sócio-emocional do aluno, o que resulta num distanciamento entre professor e aluno de forma a ser de muito uma avaliação quantitativa.
No cotidiano em sala de aula nos leva a verificar que existe uma proximidade entre afetividade e o desenvolvimento cognitivo do educando, consequentemente também sua avaliação é diferente em ralação ao que o sistema impõe. Atualmente nas escolas, a avaliação tem sido praticada para aprovar ou reprovar os alunos, sendo considerada uma intimidação ao educando, muito descomprometida com a aprendizagem com uma contribuição negativa como a reprovação, a repetência e o fracasso escolar, que tem sido bastante visível nos dias atuais.
Muitas vezes o aluno acha que ser assíduo, as suas notas também seria bom, pois a culpa pode ser também do aluno, por muitas vezes não se adequar ao que o sistema de ensino básico impõe como avaliação, sem tirar os problemas afetivos, que possa este aluno ter em relação a sua vida pessoal e familiar. Pode ser também a culpa do professor em não somente avaliar os conhecimentos dos seus alunos, mas sim deveria observar as suas subjetividades, atendendo que cada um aprende de forma diferente e de níveis cognitivos distintos.
Uma educação que prioriza e é deposito de informações, é um lugar que um ensina e o outro aprende, tem estilo tradicionalista e seus instrumentos são utilizados apenas como medidores do conhecimento que se afasta das características humanas, que é o que a educação prioriza, mas que não vemos no cotidiano escolar. Este