educação fisica
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
JACKSON CRUZ VIEIRA
JENNIFFER DOS SANTOS CAMPISTA
LARYSSA GARCIA RIBEIRO
TICIANE DOS SANTOS
QUALIDADE DE VIDA E DESENVOLVIMENTO MOTOR
(CRIANÇA)
SANTOS
MAIO DE 2014
PROFESSOR: MS. PAULO HENRIQUE MONTENEGRO LOPES
DISCIPLINA: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
1ºSEMESTRE TURNO: NOTURNO
DESENVOLVIMENTO MOTOR E QUALIDADE DE VIDA
(CRIANÇA)
SANTOS
MAIO DE 2014
Desenvolvimento da criança envolve três etapas, psicológico, neurológico, e motor. Apesar do desenvolvimento ter fases e etapas definidas, cada bebe irá definir o seu. Cada bebe irá responder de forma particular os acontecimentos vividos e oferecidos. O amadurecimento do bebe ocorre sempre em duas direções, sendo elas da cabeça para o pescoço, e da região proximal a mais distante. Cada fase alcançada, habilita a criança a avançar para etapa seguinte, tal processo é lento, diário, imperceptível.
O amadurecimento do sistema nervoso da criança, ocorre desde o aleitamento materno, controle de doenças e infecções com a ajuda da vacina.
A criança coordena as atividades do próprio corpo e dos cincos sentidos, como sugar o dedo, brincar com a língua etc. A realidade permanece subjetiva, não procura estímulos fora do ambiente, mostra curiosidade e imitação. Esse período se inicia com poucas semanas de vida e vai até o quarto mês.
O bebe tende a repetir, quando algum comportamento tem resultado interessante. Inicia-se a organização da visualização, na qual a criança segue com os olhos os objetos que passam por ela. A fonação e a audição manifestam-se desde o nascimento. Os sons percebidos e produzidos apresentam uma organização interna. Como a boca, o olho e o ouvido, a mão é um dos instrumentos mais essenciais de que se vai servir a inteligência uma vez constituída.
Para Schilling (1970) a capacidade motora ou o estado motor evolutivo é