Sociedades secretas
A Skull and Bones (Ossos e Caveira, em português) é uma sociedade secreta estudantil dos Estados Unidos da América, fundada em 1832. Foi introduzida na Universidade de Yale por William Huntington Russell e Alphonso Taft em 1833.
Inspirada em sociedades secretas alemãs.
Essa sociedade foi tornada ilegal por efeito de um edito do governo da Bavária, em 1785, continuando entretanto a existir, como uma organização clandestina.
Yale é a única universidade com sociedades secretas onde são admitidos somente veteranos. Outras sociedades nela inspiradas são Scroll and Key ("Chave e Pergaminho") e Wolf's Head ("Cabeça de lobo").
Todos os membros são homens e costumam ser brancos, protestantes e de famílias muito ricas, nas quais geralmente se passa o costume da sociedade de pai para filho.
• Maçonaria
Pertenciam à Maçonaria: Dom Pedro I, Tiradentes, Thomas Antonio Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa, Alvarenga Peixoto, e até mesmo o Judas, o traidor Joaquim Silvério dos Reis, também pertencia à ordem.
Maçom do grau 18, Aleijadinho, autor de obras sacras, fez questão de secretamente homenagear a Maçonaria em suas esculturas. Ao bom observador e conhecedor da maçonaria, não passará despercebido, ao conhecer a obra do grande mestre, detalhes, pequenos que sejam que lembram a instituição maçônica.
A própria bandeira do estado de Minas Gerais foi inspirada na Maçonaria: o triangulo no centro da bandeira mineira é o mesmo do delta luminoso, o Olho da Sabedoria.
O grande marco conhecido, que formatou a maçonaria como ela é hoje, foi o humanismo Francês. Nos primórdios da humanidade o conhecimento era restrito a grupos de pessoas que dominavam as artes, as técnicas construtivas, a escrita, as leis humanas e divinas. Estas pessoas, com o intuito de aprimorar e compartilhar seus conhecimentos, se agruparam em torno de corporações voltadas para a arte da construção. Maçom, na verdade, é um termo que significa “pedreiro”, pois na antiguidade os maçons foram os