sociedades secretas
Certo é que varias sociedades tiveram presença nos governos, muitos de seus representantes faziam parte de ordens secretas. Na origem dos Estados Unidos encontramos vestígios das sociedades secretas; ou da maçonaria, rosa-cruz e outras. Benjamin Franklin serviu como embaixador dos Estados Unidos para a França. Tornou-se Grão-Mestre da Loja Les Neufs Soeurs, organização maçônica influente na organização do apoio francês a Revolução Francesa e fez parte do processo rumo a Revolução Americana. Rumores da existência dos Iluminatis, nas aparições de símbolos ou referências na mídia, persistem.
Cansados da dominação econômica e politica da Inglaterra, as 13 colônias iniciaram o processo de Independência. Ganhou importância, como primeiro movimento de emancipação que alcançou resultado efetivo, considerado como uma das Revoluções Burguesas do século XVIII caracterizou a ascensão da burguesia, apoiada nos ideais liberais do Iluminismo. Inspirados nas ideias de John Locke, participante da Revolução Gloriosa na Inglaterra, ponto de partida para o Liberalismo do século XVIII, onde se originaram as ideias da existência de leis naturais do contrato entre governantes e governados, da autonomia entre os poderes de Estado, do direito à revolta e outras, pontos básicos da liberdade humana.
Historiadores defendem que as sociedades secretas tiveram seja de forma direta ou indireta, influencia nas revoluções e nos movimentos tal como o Iluminismo; com o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade serviu de base para a independência