Sociedades Secretas
Por: Tiago Fernando Miguel
Apresentação
Secretas ou discretas?
O homem, desde a essência de suas raízes primitivas ate o cume mais elevado do seu apogeu social, tende a cristalizar algumas relações subjetivas de modo trazer a realidade empírica os objetivos de seus anseios defendidos.
Ao lançar-se sobre seus iguais (homem) e subjugar-se um separadamente ao outro, sentiram a necessidade de provocar a exclusão ideológica entre os membros. Sendo assim grupos começaram a surgir ordenadamente, mesmo dentro de uma comunidade, acreditando ser legitimo a interação entre seus seguidores mais estoicos.
Existem registros de sociedades secretas ao longo caminho traçado pelo homem, quer tenha sido nas antigas civilizações como a Grécia, passando marcadamente pela idade média até os dias atuais mantendo suas crenças, hábitos, maneiras e vícios, porem seus rituais secretos são o seu principal segredo.
Mas o que são mesmo as sociedades secretas?
Elas são grupos associados, ligados por concessões religiosas, politicas, esotéricas, econômicas e filosóficas, sempre se utilizando de reuniões sigilosas, com locais e rituais secretos, permitidos apenas aos membros das associações. Seu surgimento pode ter sido motivado pela rejeição aos órgãos de repressão politica existentes em cada época de cada uma das ordens secretas, tentando esclarecer a mente e libertar o espirito (entende-se por espirito a consciência) da escravidão moral e mental imposta pelos poderosos: monarcas, nobres, aristocratas, clero e por aí vai. Mas em contramão a esta visão libertaria, algumas associações foram criadas sobre a face profana, insana e fria do seu próprio anseio individual para satisfazer vantagens de todos os tipos e estipular domínio das massas, sobrepondo sua superioridade intelectual e física, um exemplo clássico é o Neonazismo.
E as sociedades secretas atuais?
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, com o sobressalto do homem superando a natureza e o chamado