Portifolio
1) Rotina: ao relacionar as atividades da rotina o educador deverá planejar ações que torne essas atividades um momento de aprendizagem para a criança, lembrando-se que cuidar e educar são práticas indissociáveis.
2) Assunto: todas as atividades do dia devem estar relacionadas ao tema. Este deve ser pré-definido no planejamento anual, ou mesmo, dentro da flexibilidade do planejamento da educação infantil, sugerido pelos alunos nos momentos de interação.
3) Motivação: a roda da conversa, atividade que deve estar relacionada na rotina, é uma excelente oportunidade para o educador introduzir o assunto do dia.
4) Objetivos: a partir da necessidade de desenvolver na criança as habilidades cognitivas, motoras, linguísticas e sócioafetivas, o educador deverá traçar os objetivos que deseja alcançar no dia.
5) Metodologia: registrar, detalhadamente, a maneira como se desenvolverá cada atividade do dia, permite ao educador imaginá-las acontecendo. 6) Avaliação: a avaliação é contínua. Avaliar e registrar cada descoberta das crianças proporciona uma ação educativa completa.
7) Recursos: listar os recursos necessários para que não aconteça a frustração de ter que adiar uma atividade, Improvisar, quando a instituição não dispõe dos recursos para uma determinada atividade. 8) Relatório: ao término da aula o educador precisa fazer uma auto-avaliação de seu trabalho pedagógico e atuação profissional. Como foi o trabalho? O que é necessário melhorar? As crianças apren Sobre a avaliação, o RCNEI – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, sugere a avaliação formativa. Observa-se que no volume 2 da obra (Formação Pessoal e Social), a avaliação está no item: observação, registro e avaliação