Desenvolvimento humano e social
Segundo Daiana Nogueira e Liane Andrade, a percepção corresponde ao processo de decodificação de estímulos recebidos, bem como à forma com vemos o mundo a nossa volta, ao modo segundo o qual o indivíduo constrói em si a representação e ao conhecimento que possui das coisas, pessoas e situações. Considerando que perceber algo ou alguém é captá-lo através dos sentidos, inúmeros campos do conhecimento empenham-se em estudar a percepção e a sua influência nas escolhas e ações individuais. Um claro exemplo são as áreas de marketing, publicidade e propaganda.
Acredita-se, nesse campo de conhecimento, que aquilo que um consumidor compra não depende somente de sua necessidade, mas também dos produtos e serviços disponíveis em seu meio envolvente e, principalmente, do modo como os percebe. Assim, não raras vezes, o conceito de “utilidade” da compra se afasta cada vez mais da racionalidade do consumidor.
(http://processospsicologicosbasicos.blogspot.com.br/2008/03/percepo-e-marketing.html, em 18 de março de 2008.)
Pensando no mecanismo da percepção é verdadeiro afirmar que:
Resposta
a.
Cada homem vive sua realidade interna, construída a partir do que ele percebe, do que sente, do que pensa e imagina. Essa realidade interna pretende ser mobilizada pelas estratégias de marketing.
b.
A psicologia experimental mostra que as percepções são idênticas em indivíduos de uma mesma espécie, facilitando assim a venda de mercadorias.
c.
As percepções são moduladas geneticamente, por isso as equipes de marketing analisam determinadas as diferentes regiões alvo de suas campanhas publicitárias.
d.
Os estímulos físicos constituem-se como a base da percepção, o que justifica o uso de propaganda mais agressiva quando é necessário vender produtos esteticamente desagradáveis.
e.
O que um consumidor compra depende prioritariamente do aparelhamento fisiológico do organismo.
Resposta Correta: a.
Cada homem vive sua realidade interna, construída a partir do que