Avaliação: Um desafio Constante
ABIMAILDE MARIA CAVALCANTI FONSECA
PEDAGOGA DA UNIVASF, MESTRA EM CIENCIAS DA EDUCAÇÃO
Abimailde.fonseca@univasf.edu.br
Resumo
Esse texto aborda a avaliação educacional, fundamentada em Cipriano Carlos Lukesi que é um especialista em avaliação da aprendizagem, apresentando os três momentos de
Avaliação: A formativa a diagnóstica e a somativa e também alguns instrumentos que podem ser utilizados para avaliar o estudante no processo ensino aprendizagem.
Existem alguns conceitos sobre avaliação que diferencia de um autor para outro. De acordo com Lukesi, a avaliação escolar é: "Um juízo de qualidade sobre dados relevantes para uma tomada de decisão". Portanto, segundo essa concepção, não há avaliação se ela não trouxer um diagnóstico que contribua para melhorar a aprendizagem.
A avaliação é um assunto polêmico em todas as modalidades de educação. No Brasil existem algumas modalidades distintas, dentre elas será feito referência a presencial que ministra a maioria das aulas em contato direto com o estudante em sala de aula. E a Educação à distância (EAD) que suas aulas acontecem em ambientes virtuais de ensino. Mesmo essas modalidades sendo distintas e tendo suas especificidades a avaliação ainda representa para os professores das mesmas um tema que causa grandes dificuldades. Muitas vezes no processo avaliativo é difícil perceber questões que servem para direcionar as tomadas de decisões como: porque avaliar, para quê e quando avaliar. Muitos autores apresentam sugestões para ajudar o professor, conceituando e apresentando suas contribuições.
Segundo lukesi há três momentos da avaliação que são:
A diagnóstica para identificar o ponto de partida ou como o aluno está em relação ao conteúdo a ser estudado. A formativa que acontece ao longo do processo que contribui para a aprendizagem do estudante e ajuda o professor a planejar as ações. E somativa ou classificatória que possibilita atribuir nota para promoção do aluno.