Cartilha
Cartilha sobre
Transtornos de aprendizagem Como lidar com eles?
Apresentação
Prezados alunos e professores do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia Fluminense,
Esta cartilha tem o objetivo de oferecer a alunos, pais e professores uma nova visão a respeito das necessidades educacionais especiais que até então ficaram limitadas àquelas de cunho manifesto, ou seja, motoras, visuais e auditivas.
As possibilidades de aprender não estão restritas às condições físicas, mas também às condições psíquicas. Desta forma, um número reduzido de indivíduos não possui, no todo ou em parte, o aparelhamento neuro-fisiológico necessário a uma boa aprendizagem. Daí a origem do termo “transtornos de aprendizagem”, focado neste documento, que objetiva dirimir as dúvidas existentes que povoam o universo de professores, pais e escola como um todo.
Muitas escolas, na tentativa de cumprir os objetivos legais da inclusão, abrem as portas aos alunos com necessidades especiais e os colocam em salas de aula regulares como prescreve a legislação. No entanto, as dificuldades apresentadas pelos alunos no processo de aprender estão relacionadas em grande parte à inadequação da estrutura educacional às dificuldades do aluno, isto é, não são elas que inibem a aprendizagem, mas a ausência de condições para isso, pois são “o respeito à diversidade e a consideração das diferenças os fatores essenciais para diminuir dificuldades de aprendizagem e as desvantagens na aprendizagem do aluno.” (CEE, 2003, p.4-5)
Neste sentido, entre outras ações de ordem elucidativa, confeccionamos esta cartilha com o objetivo de esclarecer aspectos para os quais a maioria das escolas, entre elas o IF Fluminense, ainda não está preparada para lidar, e que dizem respeito a irregularidades no processo de aprendizagem que transgridem a disponibilidade e vontade do professor em
Transtornos de aprendizagem: Como lidar